Cogumelos e fungos; benefícios, propriedades e espécies venenosas

Infelizmente todos os anos os serviços de urgência atendem a pessoas com intoxicação por cogumelos e por esta razão não é de hoje só vou te dizer alguns dos benefícios nutricionais dos cogumelos, mas deixarei uma lista das mais perigosas e aquelas que, por sua semelhança com algumas variedades comestíveis, são consumidas acidentalmente.
Chegou o outono e com ele se abre a temporada de colheita de cogumelos.
Esta tradição tão praticada em quase toda a geografia espanhola, é um hábito muito saudável, pois implica fazer exercício, desfrutar da natureza e, sobretudo, é a desculpa perfeita para passar mais tempo em família e com amigos.
Nunca foi de pegar um cogumelo ou fungo e menos ainda comê-lo sem estar completamente seguro que é uma espécie apta para o consumo. No caso de não ter experiência em coleta é conveniente que vá acompanhado de alguém que se tenha, já que muitas espécies se assemelham entre si, mas algumas são muito tóxicas para o nosso organismo.
Os cogumelos nos proporcionam grande quantidade de minerais dos quais se destacam o ferro, fósforo e potássio , e também fornecem vitaminas, sobretudo do grupo B, como o ácido fólico.
Além de ser rico em antioxidantes, os cogumelos são uma fonte de fibra, que juntamente com a grande quantidade de água que eles contêm, o tornam um alimento ideal para incluir na dieta de pessoas que querem emagrecer.
Outra razão por que é um alimento ideal para incluir em baixa caloria dietas para perder peso, é que tem um grande poder de saciedade, e por outro lado nos dão muito poucas calorias, mesmo menos que muitas frutas e vegetais. Sua energia é de 25 a 35 calorias por cada 100 gramas de alimento e o seu teor em gordura é quase inapreciável.
Isso sim, devemos ter cuidado em não ingerirlas em grandes quantidades, pois podem ser indigestas. O ideal é comê-las frequentemente, mas em poucas quantidades. Rações que não excedam os 150g de produto.


Amanita Phalloides
Esta é a variedade que mais intoxicações e mortes de causa em Portugal. É muito tóxica e se assemelha muito a variedades que se podem comer. Seu veneno é tão poderoso que a ingestão acidental de um único fungo pode ser suficiente para causar a morte por insuficiência hepática.
Os sintomas aparecem durante as primeiras 6h após a ingestão, sendo normais as náuseas, vômitos, dor abdominal aguda e intensa e diarréia com sangue.


amanita phalloides


Amanita Muscaria
É um dos fungos mais conhecidos do mundo, já que é o típico fungo que aparece em muitos filmes, a literatura fantástica é representado como o lugar onde vivem os gnomos e por se fosse pouco, é um dos ícones do jogo Mario Bros.
Não Se deve confundir com outras espécies comestíveis como a Amanita Caesarea, embora a forma de diferenciá-las é que, enquanto a muscaria tem um tronco branco, a Cesareia tem o tronco cor de OURO. Lembre-se Julio Cesar tinha muito OURO.
Se bem que não é tão tóxico como o Amanita Phalloides, tem um importante efeito larga e alucinógeno, e em grandes quantidades, pode ser mortal.
Os sintomas aparecem de um par de horas após a sua ingestão e, geralmente, são os mais frequentes as náuseas, vômitos, cólicas e alucinações.



Lactarius torminosus
Esta variedade não é muito tóxica. Vulgarmente é conhecido como níscalo falso, por sua semelhança com esta espécie
Os sintomas começam rapidamente uma vez que tenham sido comido. É comum começar a notar problemas gastrointestinais durante os primeiros 15 minutos e até 3h depois.



Cortinarius
Existem diferentes tipos dessa espécie e algumas são mortais.
Seus sintomas podem iniciar dias ou semanas depois de sua ingestão, provocando muita sede, fadiga, tonturas, dor de cabeça, e se não se recorre a um médico pode evoluir e causar insuficiência renal e distúrbios graves no fígado.



Boletus.
Embora o seu nome já dá medo, não é realmente o fato de as variedades mais perigosas. De facto, a sua toxicidade é bastante leve.
Seus efeitos mais tóxicos ocorrem quando consumido cru, uma vez cozida produz apenas ligeiras alterações gastrointestinais
Os sintomas aparecem, como no caso do níscalo falso, pouco após o seu consumo.



Russula não é comestível
Este fungo de aspecto semelhante a Amanita muscaria, mas sem essas manchas brancas que a distinguem, não tem um efeito muito tóxico para o nosso organismo. De fato, se você só come uma só, não provoca alterações. Você tem de consumir uma grande quantidade para que surjam problemas ou intoxicações.
Os sintomas mais característicos são vômitos e diarréia de rápida definição.



Bom, espero que lhes seja útil a informação e que tenham cuidado, se vão recolher cogumelos. No caso de que algum dia pensem que foram embriagado com cogumelos ou fungos, vá o mais rápido que puderem ao serviço de urgência, e, se possível, com uma mostra do que são consumidos para que possa ser analisado.

Os riscos de uma dieta vegana, se não o fizer de forma adequada

Ser vegano é sinônimo de pessoa saudável. Está na moda, apesar de que a maioria de seus seguidores não seguem esta dieta por moda, mas por convicções morais e/ou éticas.


No Reino Unido, por exemplo, nos últimos dez anos aumentaram em 350% o número de pessoas que seguem uma dieta vegana.


Veganismo é mais um estilo de vida, uma dieta em si mesma. É isso que lhe dá força e não a coloca no mesmo montra das dietas convencionais.
Hoje hoje vou centrar-me apenas falar sobre os riscos de ser vegano, sem os conhecimentos nutricionais adequados. Antes de ser atacado por muitos fervorosos adeptos deste estilo de vida, deixar que me explique!! Eu disse sem os conhecimentos nutricionais adequados! Você pode seguir esta dieta perfeitamente se você sabe como fazê-lo.


Para quem não saiba ainda. Uma pessoa vegana, é aquela que não come carne nem nenhum de seus derivados. É dizer que não ingere ovos ou produtos lácteos. De fato, nem sequer contempla a mel. Há veganos, que ainda vão mais longe e não comem vegetais cozidos. Dieta que é conhecido como vegan cru.


O problema de excluir um grupo tão grande de alimentos, com um grande conteúdo de nutrientes essenciais e específicos, é que requer muitos conhecimentos por parte de quem a pratica, para não sofrer carências nutricionais. Normalmente quem segue a dieta por convicções religiosas, morais ou por alguma razão de peso têm os conhecimentos necessários para garantir um aporte de nutrientes correto e compensar as carências provocada por não comer carne, nem nenhum de seus derivados. Em contrapartida, quem segue a dieta por moda, ou porque Angelina Jolie ou Paula Echeverría sobe uma foto no instagram comendo uma tigela imaculado de salada, costuma fazer isso sem um planejamento adequado e também costuma acabar em desastre…para não falar das crianças. Esta falta de planejamento pode vir a causar sérios problemas em seu desenvolvimento e na sua saúde em geral.


1. Deficiência de vitamina B12


A vitamina B12 é fundamental para evitar cair em problemas de anemia e para manter nossos glóbulos vermelhos saudáveis. De fato, a vitamina a o que faz é ajudar na formação dos globulosa vermelhos e daí que o seu défice provoque uma diminuição dos mesmos, e, como conseqüência, a anemia.


Também é fundamental na manutenção do sistema nervoso central e por este motivo, os mais pequenos podem sofrer de problemas neurológicos ou atrasos no crescimento, se falta desta vitamina. Daí que, entre a maioria dos profissionais de saúde e nutricionistas, tenhamos chegando a um consenso, onde acredita-se que uma dieta saudável deve ser baseada principalmente em alimentos de origem vegetal, mas sem excluir os alimentos de origem animal. do todo. No caso de crianças, não é recomendada a dieta vegana, recomendando incluir alimentos de origem animal em pequenas ou moderadas quantidades. Eu acho que


Em contraposição, as associações de vegetarianos acreditam que as crianças podem levar uma dieta vegana com o respectivo suplemento de vitamina B12.


2. Carência de ferro e cálcio


Se bem que é muito simples obter o ferro e o cálcio, seguindo uma dieta que contemple o consumo de alimentos de origem animal, a coisa muda, se deixamos de lado a carne e seus derivados.


Se somos veganos e não queremos que nos falte ferro e cálcio, deve-se adquirir conhecimentos para ser capazes de identificar os alimentos vegetais com alto conteúdo destes minerais. Mas não apenas isto, mas que teremos que aprender a tirar o máximo partido. Isso significa que, por exemplo, não é suficiente saber que as lentilhas são muito ricas em ferro e podem se orgulhar de ter, tanto quanto o de algumas carnes, mas devemos aprender que sem um ambiente ácido, que facilita a absorção do ferro, o nosso organismo não pode assimilá-los, nem se beneficiar dele. De aqui vem o de acompanhar as lentilhas com suco de laranja, ou se tiver adicionado a saladas, não esquecer do vinagre.


Isso mesmo acontece com muitos alimentos, assim que devemos saber com o que podemos ou não podemos misturá-los, como há que cozinhá-los e até mesmo salvá-las. Como eu escrevi no início do post, ain um planejamento adequado e consciência, uma dieta vegana pode provocarnos sérios problemas de saúde.


Vegetais ricos em ferro: Feijão, espinafre, nozes, acelga, feijão, alcachofra, beterraba, couve lombarda…etc.


Vegetais ricos em Cálcio: Couve, nozes, leite de soja, brócolis, acelga, tofu, sementes de chia..etc.


Minha opinião é que uma dieta que inclua alimentos de origem animal, em quantidades moderadas, é benéfica para a nossa saúde e enriquece a nossa alimentação. Há que se lembrar que, dentro da pirâmide alimentar ou nutricional, as carnes magras, aves, peixes, ovos, leite e seus derivados são alimentos de consumo diário. Não tê-lo em conta seria manchar o trabalho de muitos especialistas na área da nutrição, que após muitos anos de pesquisa, demonstraram os benefícios que nos traz cada um dos alimentos que compõem essa pirâmide.


Também entendo perfeitamente que, por diversos motivos, as pessoas são livres de escolher não comer carne. Isso é de se respeitar e, como disse, com os conhecimentos adequados, pode ser muito saudável e sem provocar um impacto ambiental tão grave e protegendo os animais. Isso é de se respeitar, sem lugar a dúvidas, como se sempre de respeitar aqueles que seguem uma dieta sem restrições alimentares. A tolerância é básica, não apenas temas de nutrição…


Na minha opinião, devemos reduzir a ingestão de carne, já que a maioria fazemos em excesso e isso provoca um grave problema ambiental.


De uma coisa eu tenho certeza, se fosse vegano e tivesse a mínima dúvida sobre se a saúde de meu filho pode correr perigo, no caso de que lhe fizesse tomar meus hábitos nutricionais, não pensaria duas vezes e iria fazer o que fosse melhor para o seu desenvolvimento e bem-estar. A saúde de um filho está acima de qualquer razão moral, ética, religiosa.. e ainda por cima de minha própria saúde.

Tomar colágeno: mito ou verdade

O colágeno é uma proteína, de fato, a mais abundante do corpo.


As proteínas são cadeias de aminoácidos que proporcionam resistência e flexibilidade aos nossos tecidos.


Outra coisa interessante do colágeno é que não está presente nas plantas e que apenas os mamíferos o possuem.


Além disso, o colágeno não se pode ingerir: está ou não presente em nosso corpo. O que se pode tomar é o pró-colágeno, a substância que faz parte da composição do colágeno ou colágeno em cápsulas como o Dermacaps feito para reposição da vitamina no organismo.


É por isso que os mitos em torno do colágeno são resolvidos quando se compreende que o colágeno decai de forma natural no corpo, em torno dos 30 anos e que só é possível tomar alguns suplementos em forma líquida, que favoreçam a sua formação.


Assim como com tratamentos cirúrgicos que permitem que esta proteína se desenvolva novamente no organismo.


Quais outras idéias que temos sobre o colágeno? Especialistas falaram com Vanguardia Liberal ao respeito e tiraram as dúvidas sobre esta importante proteína.



Mitos e verdades do colágeno


Isaac Morhaim, especialista em Medicina Regenerativa e anti-Envelhecimento e criador do produto Vital pró-colágeno, explicou a Vanguarda Liberal quais são os mitos e as verdades do colágeno:


1o colágeno, ajuda a rejuvenescer: é um mito dizer que tomar colágeno nos rejuvenesce. A deficiência do pró-colágeno em nosso corpo produz envelhecimento da pele, como rugas, flacidez, fraqueza no cabelo e unhas, bolsas sob os olhos, dores nas articulações e entre outros efeitos. É assim que, a partir do pró-colágeno nosso corpo produz o colágeno, as fibras que esticam a nossa pele e também a cartilagem das articulações.


2 O pró-colágeno que você pode tomar comprimidos ou pode espalhar sobre o rosto para obter benefícios anti-envelhecimento: na realidade, o pró-colágeno só pode ingerir de forma líquida no organismo, pois é a única forma na qual os intestinos o absorvem. O corpo não o adquire em comprimidos ou manchada no creme.


3 Quando toma o pró-colágeno vai sentir mais energia: o pró-colágeno chega ao corpo para permitir que se forme o colágeno, você não vai sentir mais energia, mas irá retardar os efeitos da idade. Pode envelhecer um ano em cinco.


4 pró-colágeno oferece uma melhoria na vida sexual: sim, particularmente da mulher, porque aumenta os níveis de testosterona, que são mais baixos do que nos homens. Alcançarão também um orgasmo mais em menos tempo.


5 As plantas têm colágeno: não, somente os mamíferos possuem colágeno em seu corpo.



Verdades sobre o colágeno


Você produz colágeno no corpo humano?


“O corpo humano produz colágeno de forma natural, mas chega um momento em que o organismo perde a capacidade de gerar essa proteína e é aí que começam os problemas, já que as áreas que contêm colágeno começam a envelhecer, as pessoas começam a perder a mobilidade das articulações ou a firmeza da pele, entre outras capacidades.


Quando começa a diminuição de colágeno no organismo?


“Esta queda do nível de colágeno ocorre a partir dos 30 anos, por isso que as pessoas devem prestar atenção a partir dessa idade. Nós fornecemos procedimentos que ajudam a homens e mulheres a melhorar a aparência de linhas de expressão no rosto e pescoço, com procedimentos como o Ultherapy ou Vênus Legacy”.


Como se pode recuperar o colágeno?


“Existem tratamentos não cirúrgicos como Ultherapy, este procedimento envolve a pele e por ele enviou de ultrasonidose alcançar um processo regenerativo que ajuda a produção de novo colágeno, isto é, produz uma resposta natural sob a pele. Os pacientes tratados vêem um efeito inicial de tensionamento após a primeira sessão, mas os resultados finais serão as 2 ou 3 meses, à medida que o corpo, assim o colágeno de forma natural”.


Como é que se pode alcançar o nível de colágeno que requer o corpo?


“Os pacientes podem optar por um dos produtos que têm conseguido desenvolver fórmulas completas, onde o colágeno de alta absorção é complementado com outras substâncias potenciadoras de seus efeitos, como podem ser as vitamina C, K e A, bem como o magnésio e o ácido hialurônico”.